sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vivendo na dependência de Deus!


A ultima vez que escrevi no blog foi no final do ano passado, faz quase 9 meses! O que a correria não faz com a gente...

Estou muiito feliz com o ano de 2013, até aqui já foi um ano muito intenso, cheio de lutas, alegrias, batalhas e conquistas, mas principalmente um ano de dependência de Deus, e como é maravilhoso ver Deus cuidar e guiar meus passos com todo amor que só Ele tem!

Em janeiro comecei o ano muito feliz, 1 mês de férias na Bahia com meus parentes que amo tanto, participar da recém conversão da minha prima Virginia foi o máximo, ver minha família toda que me trata com tanto amor é bom demais. Outra novidade: virei Batista haha! Depois que entrei no Seminário passei por muitas mudanças, muitas coisas que Deus ministrou comigo e me envolvi efetivamente em alguns ministérios batistas, que foi determinante para a minha ida para lá, agora congrego em uma igreja pequeninha que fica na grande Porto Alegre, uma revitalização de igreja, onde tem sido MARAVILHOSO conviver e participar da obra de Cristo com eles. Estou caminhando com Lyndell e Paulo, como meus lideres, e tenho aprendido muito com eles!

Sai do meu emprego em maio, depois de mais de 4 anos trabalhando na mesma empresa, foi bom e ao mesmo tempo difícil, me desligar deles depois de tanto tempo, fiz varias amizades e meus anos foram muito especiais lá, maravilhoso ver Deus cuidar de todos os detalhes da minha saída, sai sem acordo (que considero errado) sem desavenças, e com todos os meus direitos possíveis! Foi provisão e cuidado de Deus com a minha vida! Comecei a trabalhar na área em que estudo, Turismo, que era algo que queria muito e estou amando a experiência!

Em novembro viajo para Montevideo, em uma viagem de estudos da faculdade, de 5 dias, estou muito empolgada em viver essa experiência como estudante. Em novembro também, irei participar do meu primeiro retiro de lideres, do PVSUL, como Batista e será um momento especial para mim!

Me formei no Seminário no ano passado, no curso “Formação Pastoral”, porém fiz mais 1 ano, até o final desse ano, para me formar em “Teologia”. Estou vivendo agora uma etapa muiiiiito especial e que creio que também será inesquecível em minha vida, farei minha monografia e o assunto escolhido é “O Deus daqueles que sofrem”. Quem me conhece bem sabe o quanto esse assunto é especial para mim, minha professora e discipuladora disse que até já sábia que eu escolheria esse assunto.

De 2008 para cá tenho passado por um processo de tratamento de Deus mais profundo, que tanto ministerialmente como emocionalmente e espiritualmente me trouxeram sofrimento, dor e amadurecimento, não passei por tragédias, nem por mortes ou perdas, mas Deus tem trabalhado na minha vida e me tratado através de muitos desertos. Ele tem abençoado a minha vida em diversas áreas, não tenho do que reclamar, mas Ele tem trabalhado mesmo dentro de mim, minha essência, minha alma, meus valores, sonhos, caráter, enfim naquilo que praticamente ninguém pode ver, apenas Deus e pessoas muito próximas que tem percebido esse processo!

E digo, é especial demais ser trabalhada por Deus, aquele processo de ir ao fogo, ser testada, trabalhada, muitas vezes moída, para que eu fique mais parecida com Jesus. É um investimento do Pai lindo demais!!! Resumindo um pouco como tem sido isso, Deus tem me feito de novo, aquela Elaine que vivia de aparências, que queria passar a imagem de super espiritual, que fazia tudo na própria força, que buscava a honra pelas obras, que tinha sonhos carnais, egoísta, nada piedosa, religiosa, legalista e que não entendia de verdade a graça de Deus! Ele tem me feito através das lutas, desertos e situações que passei ser uma nova pessoa. Quantas vezes Deus quer trabalhar em nós de uma forma mais amena, e nós mesmos resistimos a isso, o que inevitavelmente faz com que o processo de tratamento seja mais duro, mais doloroso, mas também eficaz! E eu louvo a Deus por isso!

O que sei é que a cada dia que passa, posso dizer de todo o meu coração, que quanto mais caminho com o Senhor percebo que Sua graça é algo extravagante, inexplicável, incompreensível e maravilhoso, porque a Sua vida em nós revela nossas falhas, enfim tanta coisa que a gente não percebia lá atrás, mas que caminhando com Ele e com o passar dos anos vamos tomando consciência, e receber todos os dias o presente da graça, e o amor indescritível de Deus, quando nada merecemos, é algo que faz dos meus dias especiais, cheios de vida, cheios de cor. Porque eu já disse muito da boca para fora que “não somos nada mesmo”, “como a graça é maravilhosa”, mas como agora essas palavras fazem real sentido, Deus não poupa os Seus filhos, não poupou Jesus porque pouparia a mim, porque Ele nos ama e o Pai que ama trata e corrige Seus filhos, esse é o amor verdadeiro, que não nos deixa como estamos!

Cada dia que passa só aumenta a minha vontade de viver para servir o meu Deus, de dar tudo o que tenho a Ele, e de fazer tudo isso da forma mais discreta possível, de forma que só Ele possa ver, para que a gloria e honra sejam sempre dEle, tenho aprendido que qualquer honra que não veja dEle é honra falsa. No que eu for servi-Lo, no que for ajudar meu próximo, e até na exposição a minha vida, via redes sociais, de expor vitorias para receber honra, eu quero viver de forma que toda honra seja realmente para Ele, não quero bajulações, elogios exaltando coisas que fiz ou tenho feito, e acho que isso é algo que devemos vigiar, porque a natureza do homem é essa, de querer ser reconhecido, de ser honrado por aquilo que faz e a honra que vem de Deus é diferente, antes de honrar muitas vezes Ele permite a humilhação para quando vivermos o nosso momento de honra todos saberem que foi Ele Quem fez e não nós, a honra verdadeira na nossa vida é resultado das mãos de Deus, apesar de nós!

Como ouvi em um estudo nesses dias, na bíblia tem uma passagem em meio a historia da mulher samaritana, que remete a isso: "Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho." (João 4:35-38)"

Jesus e os discípulos colheram muitas vidas neste dia, vidas que não plantaram, foram lá apenas para colher. Deus é Quem da a provisão de cada fase na vida das pessoas que investimos, as vezes nos sentimos tão indispensáveis, mas Deus nos deixa participar da Sua obra porque somos Seus filhos amados. Mais ou menos como aquele Pai que deixa seu filho pequeno carregar algumas sacolas das compras do supermercado, não porque o Pai precisa, mas porque Ele sabe que é importante para o filho participar daquilo que o Pai está fazendo e porque o Pai também fica feliz com isso! Tudo vem dEle e por meio dEle!

Estou lendo devagarinho o livro “Evangelho Maltrapilho” do Brennan Manning, e nele ele fala algo muito especial, que nós cristãos passamos a nossa vida fazendo tudo certinho, fazendo as coisas de forma regrada, religiosamente abrindo mão de coisas para sermos dignos da salvação, para sermos dignos do sacrifício de Jesus, para sermos dignos da graça, mas não, Deus sabe que somos pecadores, que somos falhos, mas queremos o tempo todo mostrar que somos merecedores dEle, que vivemos uma vida santa, sem falhas.

Não é assim que deveria ser, mas o contrário. As nossas obras, a nossa vida será diferente não para sermos merecedores, mas porque reconhecemos tanto a nossa insuficiência sem Deus, nossas falhas e natureza, que sabemos que não merecemos e nada que fizermos fará com que mereçamos a graça, mas devido a nossa gratidão e amor pelo presente que recebemos dEle, abrimos mão de coisas, como prova desse amor a Deus, é natural ao reconhecermos a maravilhosa graça que abrimos mão das coisas de outrora, porque queremos agradar Aquele que nos resgatou, que nos amou primeiro, não mudamos de atitude para merecer, mas mudamos porque a alegria de te-Lo em nossas vidas faz que nosso maior desejo seja agrada-Lo e é assim que quero viver.

Neste livro ele fala que sim, somos maltrapilhos, e que reconhecer isso em nossa vida com Deus é essencial! Como ouvi em uma pregação nestes dias: Quanto mais respeitável, bom cidadão, obediente e responsável uma pessoa é, mais incomodada ela será por Jesus. Quanto mais excluído impio e irresponsável a pessoa é, mais atraída será por Jesus! É oposto do que pensamos! E mesmo as historias que Jesus contou, sempre tinham a pessoa "errada" como herói Ele contou a historia do "Bom Samaritano" e não do "Bom Rabino Judeu", ele contou a historia do rico e de Lazaro e nós nem sabemos o nome do rico, porque o "herói" era Lazaro. Ele contou a historia do Filho Prodigo, e não do menino bonzinho que faz tudo que o seu pai manda, mas do cara que dissipou tudo. Entendi então que Jesus veio para os perdedores, rejeitados, excluídos da sociedade, ou seja para mim" (Philip Yancey)

Jesus não veio para os santos, irrepreensíveis, que não erram...Ele veio para mim e para você, que não merecia nada! O evangelho é um escândalo da graça, abundante, que creio que humanamente jamais vou entender! Quero encerrar dizendo que neste ano Deus tem me surpreendido justamente quando não tenho recursos e capacitação para diversas situações, e nestas situações Ele tem agido e dado a provisão que eu não teria como dar, cada dia que passa tenho aprendido mais do que é descansar em Deus! Ele permite que as vezes não tenhamos mais nada, para que a nossa dependência seja dEle e de mais ninguém!

Deus abençoe seu dia, e sua vida cada dia mais!

4 comentários:

Unknown disse...

Que Bênção minha prima amada!!!! É verdade!!! Deus é sempre Deus! Único, soberano e que tem a Honra e Glória sempre!!!! Deus honrará a sua vida, pois você é a filha amada dele! Ele sonda e conheçe seu coraçãozinho cheio de amor e confiança nele!
Jesus te abençoe imensamente prima! as minhas orações são de clamor por você e nossa família!!! Eu te Amo Muito!!!! Graça e Paz!!! Virgínia Dias

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Escreve mais tá!!! Beijos!!!

Anônimo disse...

Porque paraste de escrever?