domingo, 23 de janeiro de 2011

Deus está no controle? Os propósitos dEle podem se frustrar?


Hoje é um domingo de folga que estou tirando para descansar e ter mais tempo com Deus, conversando com Ele, lendo da Sua palavra! Estava agora no quarto e lembrei de uma palavra especial que li no livro "A isca de satanas", o melhor livro que já li, que fala sobre os sonhos e propósitos de Deus, pois as vezes em nossa infinita ignorância pensamos que o plano de Deus se frustrou para alguma situação. Hoje quero te encorajar com esta palavra que as promessas do Senhor não se frustram, creia e se aposse de tudo aquilo que Deus tem pra você!

Deus está no controle?
Imagino que nunca passou pela mente de José, até que tudo terminou, que esse era o processo de Deus para prepará-lo para ser líder. Como usaria sua autoridade futura sobre seus irmãos que o traíram? Ele estava aprendendo com tudo que sofrera a ser obediente.

Seus irmãos eram instrumentos manipulados por Deus. José se agarrou à promessa, buscando o propósito de Deus! Talvez quando José teve seus sonhos os tenha visto como uma confirmação do favor em sua vida. Ele ainda não havia aprendido que a autoridade é dada para servir, e não para separar. Geralmente, nos processos de treinamento enfocamos a impossibilidade de nossas circunstâncias em vez da grandeza de Deus. Como resultado, sentimo-nos desencorajados e necessitamos de alguém que sirva de culpado.

Então, buscamos aquele que nos causou todo o nosso desespero. Quando enfrentamos o fato de que Deus poderia ter evitado toda nossa confusão e não o fez freqüentemente o culpamos. Isso ficou atormentando a mente de José: "Vivi de acordo com o que sei de Deus. Não transgredi seus estatutos ou sua natureza. Apenas repeti o sonho que o próprio Deus me deu. E qual foi o resultado? Meus irmãos me traíram e fui vendido como escravo! Meu pai acha que estou morto, e nunca virá ao Egito para me encontrar". Para José, tudo se resumia em seus irmãos. Eles eram a força que o jogara no calabouço. Provavelmente, José pensava como as coisas seriam diferentes quando estivesse no poder, quando Deus lhe desse a posição de autoridade que viu em seu sonho.

Como tudo teria sido diferente se seus irmãos não tivessem abortado seu futuro! Quantas vezes vemos nossos irmãos e irmãs caindo na mesma armadilha de culpar os outros? Por exemplo:"Se não fosse minha esposa, poderia estar no ministério. Ela tem impedido e destruído muito aquilo com que sonhei". "Se não fossem meus pais, eu teria tido uma vida normal. Eles são culpados pela situação na qual me encontro hoje. Como é que os outros têm pais normais e eu não? Se meus pais não tivessem divorciado, eu teria sido mais bem-sucedido no meu próprio casamento." "Se não fosse o meu pastor haver reprimido os dons que tenho, eu teria tido liberdade. Ele não permitiu que eu seguisse meu destino no ministério. Ele fez com que as outras pessoas se virassem contra mim." "Senão fosse meu ex-marido, meus filhos e eu não teríamos tido este problema financeiro." "Se não fosse aquela mulher da igreja, eu ainda teria o respeito dos líderes. Por causa de suas fofocas, ela destruiu-me e a qualquer esperança que tinha de ser respeitada."

A lista é interminável. É muito fácil culpar os outros pelos nossos problemas e imaginar como estaríamos bem melhor se não fosse pelos outros ao nosso redor. Sabemos que nossa decepção e nossa mágoa são culpa deles. Gostaria de enfatizar o seguinte ponto: Absolutamente, nenhum homem, mulher criança ou demônio poderá tirá-lo da vontade de Deus! Ninguém a não ser Deus, detém seu destino.”

Os irmãos de José tentaram de todos os modos, destruir a visão que Deus lhe deu. Eles pensaram ter acabado com José. Disseram com suas próprias palavras: "Vinde, pois, agora matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas [...] vejamos em que lhe darão os sonhos" (Gn 37:20 - Grifo acrescido). Estavam a fim de destruí-lo. Não foi um acidente. Foi autorizado por Deus! Não queriam que existisse oportunidade para o sucesso dele. Agora, você acha que quando os irmãos de José o venderam como escravo Deus lá do céu olhou para o Filho e para o Espírito Santo e disse: "Que faremos agora? Vejam o que os irmãos de José fizeram eles destruíram nossos planos para José. Temos de pensar em algo, rápido! Temos outro plano alternativo?"

Ele não perde o controle!
Muitos crentes reagem às situações de crise como se fosse exatamente assim que acontecesse no céu. Você consegue ver o Pai dizendo a Jesus: "Jesus, Jim acabou de ser demitido por causa de uma mentira de um colega de trabalho. Que faremos agora? Você tem alguma outra vaga aberta para ele lá embaixo?" Ou "Jesus, Sally está com trinta e quatro anos e ainda não se casou. Você tem algum rapaz disponível para ela lá embaixo? O rapaz com quem queria que ela se casasse casou-se com sua melhor amiga, que fez uma fofoca sobre ela e roubou o coração do rapaz".

Parece uma coisa absurda, e mesmo assim a forma como reagimos insinua que esse é o modo como vemos a Deus. Vejamos o que aconteceria com José em nossas igrejas atualmente. Se ele fosse como a maioria de nós, você sabe o que estaria fazendo? Planejando uma vingança. Ele se confortaria com pensamentos como: "Quando eu colocar as mãos naquela pessoa, eu a matarei! Eu a matarei pelo que fez comigo. Ela me paga". Mas, se José houvesse, realmente, tido essa atitude, Deus o deixaria apodrecer no calabouço! Isso porque, se tivesse saído da prisão com este impulso, teria matado, cortado a cabeça de dez líderes das tribos de Israel, até mesmo Judá, linhagem da qual descende Jesus.

Exatamente os que mais maltrataram José foram os patriarcas de Israel E Deus prometeu a Abraão que eles começariam uma nação. Através deles Jesus viria! José se livrou da ofensa, e o plano de Deus foi cumprido na sua vida e na de seus irmãos.

Texto de John Bevere do Livro "A isca de Satanas".

Que você possa olhar pro Senhor e perceber que Ele tem sempre o melhor, por mais que no momento não venhamos entender!

Deus abençoe sua semana!

Nenhum comentário: