quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Maturidade Espiritual...


Nesta semana eu estava refletindo...vendo como sou completamente diferente da Elaine de 5 anos atrás, tanto espiritualmente como emocionalmente, coisas que Deus me lapidou, coisas que amadureci através da palavra, desde a forma que lido com meus sentimentos hoje e de como me posiciono em relação as situações da vida.

Estou com 25 anos e a um tempo atrás achava que com essa idade eu estaria no auge da maturidade...mas hoje quanto mais vivo e me conheço mais percebo o quanto preciso amadurecer, mas percebo também ao olhar pra trás o quanto mudei...Há 5 anos atrás eu era sonhadora demais, imaginava a vida como um conto de fadas, gostava muito de ter uma porção de amigos, de organizar coisas pra fazer juntos, sempre uma cambada...com um grupo de no mínimo 10 pessoas...achava que era fielmente amiga de todos, já hoje percebo que é difícil ser amigo inteiramente de todos, porque na verdade amigo meeesmo dá pra contar nos dedos, temos muitos manos/manas da igreja, parentes e pessoas que abrimos e sabemos um pouco de cada um, mas amigo mesmo é diferente, é pra poucos que nos mostramos completamente e que estamos juntos nos bons e maus momentos. Hoje já prefiro sair e estar com um grupo menor de amigos, mas ter tempo de qualidade com cada um...não ter tantos amigos, mas amizades de qualidade. Aprendi a apreciar relacionamentos de qualidade, até meus 22 anos eu apreciava a quantidade deles e não a qualidade, eram na maioria amizades superficiais!

Aprendi a valorizar mais minha família, que eu deixava em segundo plano pra ficar saindo com meus amigos da igreja, aprendi a dar meu melhor no meu trabalho e não ver ele apenas como uma fonte de renda, mas como um ministério e lugar onde posso decidir fazer diferença. Aprendi a me posicionar sobre assuntos polêmicos e difíceis e assumir as conseqüências de ser chamada de “careta” ou “louca”, aprendi a ter responsabilidade, a honrar minha palavra e lutar pelas coisas que acredito e principalmente pelo que Deus colocou no meu coração.

Fiquei feliz de perceber que hoje não sou mais a menininha saltitante que levava tudo na brincadeira.

Mas vejo que minhas principais mudanças, e de fato as mais relevantes, foram as que passei espiritualmente!

Há 5 anos atrás eu estava no auge do primeiro amor com Deus, isso é algo que tento resgatar e manter a cada dia, só queria saber de JESUS...mas ao mesmo tempo me achava madura espiritualmente, grande engano meu...achava que podia fazer e decidir as coisas do meu jeito porque afinal de contas eu tinha um Deus que cuidava de mim, deixava apenas algumas áreas especificas em Suas mãos, mas isso eu não conseguia perceber na época. Tinha também uma coisa de querer fazer muitas coisas pra Deus, evangelizar, ministério de louvor, escolinha bíblica Infantil e mais um monte de coisas...amontoava ministérios e me gabava no quanto eu servia a Deus, sem saber que fazia isso tudo na minha própria força.

Mas os anos e as lutas não me pouparam...e foram eles as responsáveis pelas principais mudanças na minha vida espiritual, que fizeram que eu percebesse que nunca serei madura o suficiente, hoje acho que não tem como eu chegar em um ponto da minha vida com Deus e achar que eu estou bem e madura...pois quanto mais caminho com Deus mais percebo o quanto preciso e careço dEle, mais percebo o quanto preciso amadurecer, o quanto preciso do Espírito Santo, o quanto preciso ser tratada e moldada como vaso nas mãos do oleiro.

Ouvi uma pregação do Pr. Luciano Subirá, que baixei do site dele no endereço http://www.orvalho.org/ministerio/?p=4212 , onde ele fala sobre quebrantamento, ele usou a frase no twitter: “2 níveis d quebrantamento: ou vc SE LANÇA sobre A Pedra e é DESPEDAÇADO ou A Pedra CAI EM VC e TE REDUZ A PÓ (Mt 21.44).”

Foi uma das pregações que mais me impactaram nos últimos anos, nela ele fala que quando entregamos nossa vida pra Deus ela passa a ser dEle, então devemos passar a depender dEle, tomar as decisões nEle...essa frase é muito interessante em nossa vida com Deus “ou nos jogamos sobre a pedra (Jesus) e somos despedaçados, ou a pedra cai sobre nós e viramos pó”, resumindo ou nos jogamos sobre o Senhor e somos tratados e moldados dependendo dEle, ou se resistirmos fugindo das coisas que Ele usa pra nos tratar seremos tratados de uma forma mais dolorosa, porque o Pai que ama trata de Seus filhos...ou nos entregamos ao cuidado dEle ou sofreremos as conseqüências de resistir ao Seu tratamento!

Infelizmente em algumas áreas e fases da minha vida, e bem recentemente, tive que ser tratada assim da forma mais difícil, tenho uma natureza racional e independente que Deus tem tratado a cada dia...então abri mão de ministérios que servia e de fazer as tantas coisas que fazia pra Deus, para deixar que a obra dEle em mim seja mais importante do que as obras que fazia pra Ele, fiz como a Helena Tanure contou no Twitter, que ela abriu mão de ministérios que fazia parte, abriu mão de estar no ministério de louvor do Diante do Trono para poder simplesmente focar na obra que Deus quer fazer na vida dela agora, creio que existe tempo pra tudo...tempo para trabalhar na obra do Senhor e tempo de simplesmente ser obra dEle e ser tratada, ficar aos pés de Jesus ao invés de ficar fazendo tantas e tantas coisas pra Ele, que muitas vezes ele nem pediu, conforme a historia de Marta e Maria:

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)


Resumindo...estou passando por um momento de ser moldada, é como se meu vaso tivesse ido ao fogo e se despedaçado todo, e agora Deus esta fazendo uma Elaine nova, mais madura e aperfeiçoada nEle para suportar e passar por coisas maiores e por novos desafios, para fazer mais pela obra do Senhor, os últimos 3 anos foram bem dolorosos...mas só agora eu consigo perceber o quanto essa obra é especial e o quanto é importante amadurecermos dia após dia em nossa caminhada com o Senhor, subindo degrau por degrau...não podemos aceitar regredir em nossa vida com Deus, depois de já termos alimento sólido voltar a tomar leitinho e ser levado por todo vendo de doutrina e de emoção...sendo inconstantes como as ondas do mar:

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Efésios 4:11-16)


A maturidade espiritual é saber que nosso processo de amadurecimento é continuo, nunca estaremos completamente maduros aqui na terra. Quanto mais amadurecermos mais vamos perceber o quanto precisamos amadurecer, é como li em um livro...nossa vida é apenas a ponta do iceberg que fica do lado de fora do oceano, a parte grande e que causa grande estrago está lá embaixo onde não podemos enxergar, mas apenas quando chegamos mais perto conseguimos ver.

Eu estou feliz, não quero mais fugir da “rocha” quero me jogar logo, pra que prolongar uma fase da nossa vida fugindo das situações que Deus coloca pra tratar? Que eu e você possamos cada dia mais ser dependentes do Senhor, deixando que Ele possa nos moldar e nos capacitar para a Sua obra...que até no mínimo detalhe ao falar dEle para alguém venhamos fazer com Sua direção...eu estou feliz demais...feliz da vida...porque a obra que Ele começou em nós é FIEL para completar!

Obrigada JESUS por não desistir de mim!

Nenhum comentário: